"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

sábado, 29 de janeiro de 2011

A FORMAÇÃO DE DISCÍPULOS por René Padilla - Parte 2

O mandato de Jesus Cristo é claro: "Fazei discípulos... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mt 28.19,20). Sabemos que o conteúdo do ensino sobre a formação de discípulos não é apenas teórico. Sem negar a importância da da doutrina ou da teologia, a ênfase recai na prática do ensinamento de Jesus Cristo - a prática da verdade. Com o batismo inicia-se um processo de transformação que abarca a totalidade da vida; um processo de aprendizagem do que significa a obediência ao ensinamento de Jesus Cristo, isto é, à vontade de Deus. Sem obediência à vontade de Deus não há discipulado genuíno. sob a perspectiva bíblica, a ortopraxia, a obediência a tudo o que Jesus ordenou as seus discípulos, é no mínimo tão importante quanto a ortodoxia - se não for mais, já que sua meta é que os discípulos vivam em função do amor e assim sejam filhos do Pai que está nos céus, perfeitos, assim como Ele é perfeito (Mt 5.45,48).

Os discípulos de Jesus não se distiguem por serem meros adeptos de uma religião (um culto a Jesus), mas sim por terem um estilo de vida que o reflete o amor e a justiça do reino de Deus. Portanto, a igreja não pode limitar-se a proclamar uma mensagem de 'salvação da alma': sua missão é fazer discípulos que aprendam a obedecer ao Senhor em todas as circunstâncias da vida diária, tanto no privado (em casa) como no público (e na rua), tanto no pessoal como no social, tanto no espiritual quanto no material. O chamado do Evangelho é um chamado a uma transformação integral que reflita o propósito de Deus de redimir a vida humana em todas as suas dimensões. Uma transformação... centrada em Jesus Cristo e orientada para o cumprimento do desejo de Jesus de que seus discípulos sejam "sal da terra" e "luz do mundo".

Assim entendido, o discipulado tem um custo inevitável. E um aspecto deste custo é a renúncia a tudo que interfere na lealdade absoulta a Jesus Cristo como (o) Senhor, Ele mesmo definiu as condições do discipulado...

A formação de discípulos à imagem de Cristo acontece no contexto da comunidade de fé, não fora dela. Jesus diz: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13.35). É claro que para Jesus, a marca do discípulo é o amor. No entanto, ninguém pode aprender a amar estando isolado dos demais. Efetivamente, a experiência do amor de Cristo, que segundo Paulo, Excede todo entendimento" só é possivél com "todos os santos" (Ef 3.18-19). Só é possivél na igreja , ' a família de Deus', onde os discípulos aprendem a amar, mas também a servir, a orar, a resistir o mal, a cultivar o bem. Na igreja, o C0rpo de Cristo, onde os discípulos descobrem e exercem seus dons e crescem para chegar "à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Ef 4.13).

Para iniciar o caminho do discipulado é preciso arrependimento, ou seja, uma decisão pessoal que envolve a renúncia irrevogável a uma vida dirigida por Deus e a disposição de identificar-se com Jesus em seus sofrimentos. Aqueles que começam a seguir Jesus só podem avançar em sua peregrinação conforme experimentam a graça de Deus na igreja e por meio dela.

C. René Padilla Traduzido por Wagner Guimarães
Revista Ultimato 328

Continuação do Post:
http://ancoradalma.blogspot.com/2011/01/formacao-de-discipulos-por-rene-padilla.html

...

Igreja, por que se importar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário