[De esperar + -ança.]
Fé, confiança em conseguir o que se deseja.
Rel. A segunda das três virtudes teologais, simbolizada por uma âncora (muito interessante, tem tudo haver com este blog, e com certeza foi simbolizada por uma âncora por causa da influência das escrituras em nossa língua e sociedade) .
FÉ [Do lat. fide.]
Crença, confiança.
Asseveração de algum fato.
Rel. A primeira virtude teologal: adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações.
AMOR [Do lat. amore.]
Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa: Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema: Adoração, veneração, culto: amor a Deus. Rel. Uma das virtudes teologais (v. virtudes teologais).
Nos dois primeiros posts fiz algumas asseverações sobre a Esperança e a Fé, as duas primeiras virtudes teologais (que nome, hein?), como diz Aurélio. É interessante perceber que na definição do nosso dicionário a Esperança incorpora a Fé, Esperança é a confiança em conseguir o que se deseja. Hoje, aproveitando a continuação do texto de Paulo de I Co 13, eu gostaria de refletir sobre a terceira virtude, a maior de todas, o Amor.
É uma pena que o Aurélio não tem ajudado a nossa sociedade pós-moderna a compreender o que é o amor tanto como faz com as outras palavras, começar e terminar conceituando o amor como um sentimento é reducionismo. Embora os poetas exaltem-no e todos nós cantemos "All You Need Is Love", nós andamos desorientados e perplexos, pois sabemos o que precisamos mas não sabemos onde achá-lo, nem tampouco sabemos o que é direito. Veja o que é uma tal de Madeleine de Scudéry disse: "Amor é um não-sei-quê, que surge não sei de onde, e acaba não se como".
Eu creio que a Bíblia Sagrada tem as respostas que mais precisamos, principalmente no que concerne ao sentido da vida. É engraçado quando você pergunta as pessoas o que elas acham da Bíblia, num país com uma grande maioria religiosa, quase sempre cristã nominal, as pessoas normalmente dizem que é a Palavra de Deus, A palavra do mesmo Deus que elas afirmam crer (mais de 90% dos brasileiros afirmam crer num Deus pessoal, embora o número de sem religião esteja crescendo), mesmo que no dia-a-dia Deus seja colocado de lado.
As Escrituras dizem que temos que amar em primeiro lugar a Deus, a causa e a consumação de tudo, e depois o nosso próximo como a nós mesmos, e quem fizer isso será feliz... Bem-aventurado. Como as Escrituras podem colocar o Amor como uma ordenança? Como obrigar alguém a nutrir um sentimento? Gosto quando o Autor de O Monge e o Executivo diz que o "Amor é o que o amor faz", Amar é um verbo de ação, é muito mais uma decisão do que um sentimento, quando a gente decidir amar, normalmente o que vem depois é uma sensação de bem-estar, mas se o amor não for posto em prática pode vir uma outra sensação, a de culpa.
Talvez seja por isso que estamos tão perdidos, e ainda tem a complicação que na nossa língua só temos uma palavra para se dizer muitas coisas, assim como no inglês também; eu gosto de você - eu te amo, eu quero você sexualmente - eu te amo, eu gosto muito do meu carro - eu amo meu carro, eu estou me sentido muito bem hoje - eu me amo, eu adoro o Legião - eu amo o legião, todas as coisas estão correndo muito bem, então eu adoro e louvo a Deus - eu amo a Deus.
O outro lado da moeda é que não podemos amar nada nem ninguém se não experimentarmos o amor em nós, não se pode dar o que não se tem. Jesus, no começo de seu ministério entre nós, repetiu o que a lei já ordenava para amarmos os outros como a nós mesmos, mas quando Ele estava por dar a prova de Seu amor, Ele disse: "Assim como Eu amei a vocês, amem-se uns aos outros. Ninguém tem maior amor do que este: de dar a alguém a própria vida em favor (no lugar) dos seus amigos" João 15.12,13.
Tenho uma nota que não circula mais de US$ 2,00 e que há dezesseis anos atrás me disseram para mantê-la, pois o seu valor real era maior que o nominal, na época me disseram que valia cerca de US$ 10,00, até hoje não achei quem pagasse. Também vendo e compro carros e não é a tabela de preço FIPE que determina o seu valor, a tabela aponta dados estatíscos das últimas negociações, mas o verdadeiro valor é determinado pelo preço que alguém está disposto a pagar. As Escrituras afirmam que formos comprados por alto preço, o sangue de um justo, santo e inocente, este é o nosso verdadeiro valor e a evidência que somos amados de Deus.
"Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimadoa, se não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor". I corintios 13, o apóstolo Paulo
"Por que Deus tanto amou o mundo (Eu e Você) que deu o seu único Filho para que TODO aquele que crê (confia) nEle não morra (em seu egoismo, em suas mazelas, em seus descaminhos...) mas receba a Vida eterna (que começa aqui e agora)". João 3.16
Também tenho uma nota de 1 dólar.Não sei pra quê serve, mas a tenho guardada na carteira,teve momentos de eu querer trocá-la,mas não sabia onde.São só supertições,algo para nos fazer crêr que teremos sorte,já que o povo americano é "melhor" do que tudo e todos,é algo como acreditar que andando com os ricos, seremos ricos também.Só acredito no destino a que damos em nossas vidas.
ResponderExcluir