"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

FÉ!

"Onde começa a fé, a ansiedade termina; onde começa a ansiedade, a fé termina."(George Muller)


"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." ( Hebreus 11.1)



Comecei este ano distante de um templo cristão e da minha comunidade de fé. Pelo menos nos últimos 3 anos, obtive êxito em guardar esta boa tradição que herdei dos meus pais. Este ano foi diferente, senti falta, mas pude ver os fogos de artifícios nos céus de todo o Recife e também vi a alegria dos meus familiares com a chegada do novo Ano. Fez falta as orações, os cânticos, a pregação da Palavra, os testemunhos de bênçãos e a Ceia do Senhor, mas no Domingo eu fui à forra... teve orações, cânticos, pregação da Palavra, pela manhã e de noite tudo isso e mais a Ceia do Senhor. A pregação do meu pastor (Pr. Alexandre Barbosa - ICNV Recife) foi em Hebreus de 10.32 até 11.2 e foi sobre a Fé. É nesta passagem que o autor de Hebreus (podem dizer o que for, mas para mim tem tudo haver com o apóstolo Paulo) escreve: "' ...Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder não me agradarei dele'. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos!"

Este tema escolhido pelo pastor foi muito oportuno, considerando a necessidade que temos de renová-la sempre, principalmente no inicio de um novo ano, e levando também em conta o texto que postei anteriormente que fala de esperança, mas fica incompleto sem fé e amor. O pregador começou falando que normalmente quando se define a fé querem logo des(-)integrá-la em pedacinhos; os estudiosos dizem que existe a fé salvífica - aquela que é exercida na pessoa de Cristo para a salvação, a fé evangélica - doutrinária, a fé confiança - quando entregamos nossa vida a alguém, ao motorista de ônibus, de táxi, ao piloto de avião e a infraero, ao médico... O pregador disse que isso é muito bonitinho para ser ensinado e talvez de se entender com a mente, mas na prática não podemos separar uma da outra.


A fé bíblica nada mais é que uma confiança plena num Deus bom demais! É parecido com o sentimento que uma criança tem quando dorme aninhada nos braços de seu pai, pode cair o mundo, estourar guerras, mas a sensação é de extrema tranquilidade e perfeita paz.


Num Deus que cria do nada por amor, e que confia (tem fé) no humano como co-criador e responsável pela sua criação: "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo" (Gênesis 2.15).


Que preferiu abrir mão de um controle total, e "se arriscou", dando ao humano a capacidade de dizer não à sua boa, perfeita e agradável vontade, mesmo que sua escolha fosse uma tentativa de fazer o mal contra o próprio criador (até na cruz vemos que isso é impossível).


Num Deus que num ato de loucura [... Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo... nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados... Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus " (I Coríntios cap.1- leia todo)], se torna igual ao ser criado, deixando toda a sua glória, habitando num ventre, nascendo numa estrebaria " ...Pois não havia lugar para eles na hospedaria", crescendo submisso aos seus pais terrenos, anunciando o Reino de Deus após 30 anos de anonimato, vivendo como servo, e sentido nas entranhas a rejeição, mas se alegrando com o abatido, com o ferido e com o perdido que são por Ele consolados, curados, e restaurados.


Contudo estávamos certos que matando o Autor da Vida poderíamos celebrar nossa independência, nossa auto-suficiência, e silenciando a Sua Voz poderíamos calar a verdade que nos desmascara e denuncia o auto-engano (o pior de todos), mas a grande surpresa é que sua morte foi para que eu e você pudéssemos viver e a sua ressurreição a nossa garantia de que Ele estava falando sério, nem a morte pôde detê-lo. A sua missão de nos reconciliar consigo mesmo foi consumada, o véu foi rasgado de alto a baixo! Quem já viu amor tão grande assim?


"Veio para o que era seu, mas o seus não o receberam. Contudo, aos que receberam, aos que creram (confiaram) em seu Nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de homem algum, mas nasceram de Deus" (João cap.1 - leia também todo).


Fica enfim uma ótima reflexão de nosso irmão Spurgeon para renovarmos hoje ainda a nossa confiança, sabendo que Deus não muda, Ele é bom em todo o tempo!


...


Devocional de C. H. SPURGEON dia 02 de Janeiro


Todas as coisas da terra precisam ser renovadas. Nenhuma das coisas criadas perpetua por si mesma a sua existência. O salmista reconheceu a atividade de Deus nesta renovação, quando afirmou: “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra” (Salmos 104.30). Mesmo as árvores, que não se desgastam com preocupações e não encurtam sua existência por meio do trabalho árduo, precisam beber as chuvas do céu e absorver as riquezas ocultas da terra. A vida de um homem não pode ser mantida sem renovação da parte de Deus. Assim como é necessário revigorarmos o corpo com alimentação frequente, assim também temos de restaurar a alma por nos alimentarmos do Livro de Deus, por ouvirmos a Palavra pregada e por nutrirmos nossa alma na mesa da adoração e do louvor. Quão deprimida se mostra a nossa alma, quando negligenciamos o alimento espiritual! Quão pobres e famintos são alguns crentes que vivem sem o uso diligente da Palavra de Deus e da oração secreta! Se a nossa fé pode viver sem a comunhão com Deus, ela não foi criada por Ele. Se Deus gerou a nossa fé, ela deve esperar nEle, assim como as flores esperam pelo orvalho. Sem restauração constante, não estamos preparados para os ataques do inferno ou mesmo para a luta interior. Quando o furacão está a solta, infelizes são as árvores que não se agarraram à rocha com muitas raízes entrelaçadas. Assim que as tempestades sobem seu tom, ai daqueles marinheiros que não prepararam seu mastro, que não lançam suas âncoras bem fundo (no nosso caso bem alto, no mais alto onde Deus habita ). Se permitirmos que o bem enfraqueça, o mal certamente se fortalecerá e lutará com todo empenho para assenhorear-se de nós. Aproximemo-nos do trono da misericórdia divina em oração humilde. Ali, entenderemos o cumprimento da promessa: “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

Um comentário:

  1. A fé é para muitos,pois ela não requer muito de nós,só que acreditemos nela.Mas quem pode chegar num irmão sofredor e dizer-lhe "tenha fé", se não for aquele verdadeiro na sua própria fé?Meu amigo, temos mais motivos pra saber que isto tudo já está perdido, do que motivos para acreditar que ainda há uma esperança.Tudo é em vão, tudo é vão.

    ResponderExcluir