"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

TESTEMUNHE DAS BOAS NOTÍCIAS SOBRE JESUS


E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas."

Jesus em Marcos 16.15

Pouco antes de Jesus deixar a terra e subir aos céus, Ele ajuntou Seus discípulos que estiveram com Ele nos últimos três anos. Enquanto estavam sentados em volta de uma mesa partilhando o pão, Jesus os comissionou a continuar o trabalho que Ele havia começado (Lucas 24.35-53).

Jesus havia passado todo o Seu ministério proclamando e mostrando com grande poder a chegada do Reino de Deus. A resposta correta a este santo anúncio seria que as pessoas abandonassem seus velhos caminhos e cressem em Jesus como o Senhor das suas vidas, do mundo natural e também do espiritual. Jesus é Criador junto com o Pai, e Deus o fez Senhor absoluto de tudo que há - do que vemos e do que não vemos.

As primeiras palavras de Jesus no Evangelho de Marcos estão no capítulo 1:15, e elas anunciam a chegada do Reino de Deus: "ARREPENDAM-SE E CREIAM NO EVANGELHO!" E também suas últimas palavras para os Seus discípulos, começando em Marcos 16:15, reforçam Seu primeiro anúncio, mas agora nos dão a razão e o propósito da Igreja: Sua missão é fazer discípulos de Jesus que fazem discípulos de Jesus...

O chamado que Jesus nos deixou foi para continuar a contar aos outros as boas novas do Evangelho, vivendo sob o Seu senhorio, e mostrando com a nossa vida o que significa padecer pelo Evangelho para ganharmos a Vida abundante que Ele nos prometeu. Ele disse que rios de águas-vivas fluiriam dos que viessem a Ele com sede de Deus (João capítulos 7 e 8).

Estas boas novas são que embora o nosso pecado tenha nos separado de Deus, uns dos outros, de nós mesmos (do nosso verdadeiro eu, que sempre esteve em Cristo), e do mundo criado -
Jesus encarna (deixa a Sua habitação celestial e se torna homem), vive por 30 anos como gente do seu tempo (mas sem pecado algum), e logo após seu batismo nas águas do rio Jordão inaugura o Reino de Deus entre nós. E através da Sua morte e da Sua ressurreição prova definitivamente que é o Filho de Deus, o Ungido prometido!

Deus deu Seu único Filho para que tivéssemos diante de nós um novo e vivo caminho que só Ele abriu. Rasgando o véu de cima abaixo, Deus nos deu a oportunidade de uma nova vida nEle. 
Essa nova vida é obra do Espírito Santo de Deus!

Essa missão de evangelizar, ou falar de Jesus para os outros, é o que Ele ensinou aos Seus primeiros discípulos (mais tarde os chamou de 'amigos'- João 15.5). Pouco antes de Jesus voltar ao Pai, Ele ordenou que Seus seguidores continuassem o Seu trabalho de proclamar o Evangelho, testemunhando (martírios) com suas vidas o que viram e ouviram. As suas experiências reais com o Deus vivo - Cristo Jesus, e tudo que Ele fez, dando-lhes também AUTORIDADE pra continuar fazendo: destruir as obras de satanás, fazendo o bem por onde for! 

Viver com Jesus, fazendo a Vontade do Pai e cumprindo a Sua missão, me lembrou daquele hino/Oração antiga que a tradição atribui a Francisco de Assis (Giovanni seu nome de batismo, João em português):

"Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz."

Contar aos outros sobre o que Jesus fez para redimir e salvar a humanidade é uma das coisas mais importantes que podemos fazer com o nosso tempo. Para Gente como você e eu foi nos dada a maior dádiva de todas: uma vida eterna com Deus que começa aqui e agora - e será plena quando Jesus vier em Glória novamente.

Esse dom que recebemos gratuitamente está disponível graciosamente para o restante do mundo também - vide João 3.16 - para tantos quantos Deus quiser chamar. Porém Ele não usa anjos para proclamar as boas novas de Jesus, e sim pessoas que foram transformadas pelo Poder do Evangelho!

Então tire um tempo hoje para orar por aqueles em sua vida que não conhecem a esperança e salvação que Jesus provê. Agradeça por sua salvação, mas também ore por oportunidades para compartilhar sua fé com eles. O amor de Deus demonstrado em Jesus é tremendo, e tem um poder de transformar o mais vil dos pecadores em um filho amado de Deus. 

Falar de Jesus para os outros não significa só ter que ficar numa esquina gritando, ou chamá-los para um culto, mas significa que você deve buscar conversas intencionais e atenciosas com as pessoas, desenvolvendo verdadeiras amizades para sermos benção de Deus, o sal e a luz de Cristo na vida de todos. E quando contamos a elas sobre a nova vida e o novo Reino disponível, damos continuidade a obra que Jesus nos confiou a fazer.

Lembre-se o que Jesus disse e prometeu:

"Jesus lhes disse: "Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado" (Marcos 16:15‭-‬16).

E em Mateus Jesus fala da Sua total autoridade, nossa missão, e Sua promessa de Companhia em cada passo nosso, enquanto estivermos no propósito de levar Seu doce Nome por onde formos:

"Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.18‭-‬20).

Devocional YouVersion adaptado por BM
...

Sobre o mesmo tema, com outra perspectiva:

Nenhum comentário:

Postar um comentário