"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

sábado, 16 de julho de 2022

A MÃE DE SAMUEL por Mim

"A mulher que não tinha filhos agora tem sete, e a que tinha muitos desfalece.” 

1 Samuel 2.5 - Leia também (1Samuel capítulos 1 e 2) 

 O livro de Samuel começa com a história de Elcana, suas duas esposas Ana e Penina, Hofni e Fineias (os filhos de Eli), e Eli. Ana era a primeira esposa de Elcana, e embora o texto diga que era muito amada o que aparenta nas entrelinhas é que Elcana escolheu uma segunda esposa porque Ana não lhe dava filhos. O amor exclusivo do seu marido que lhe era devido foi subtraído, faltou algo em Ana e Elcana foi buscar fora dela e de Deus. 

Ana era atormentada agora não só por sua esterilidade, sua pretensa falta, além de ter seu amor comprometido, tinha uma rival que gerou 02 filhos ao marido e que ainda zombava de Ana continuamente; Parece que Penina conseguiu filhos, mas não o amor. Ana ora ao Senhor, não somente uma vez, mas segundo o texto ano após ano. Porém houve uma dia especial que Ana orou como nunca, Eli achou que aquela mulher tinha bebido muito e foi confrontá-la, só que descobriu que Ana estava clamando ao Deus de Israel, pedindo um filho que não seria dela nem de Elcana, mas do Senhor; Eli a abençoou e Deus deu, ou melhor Deus recebeu o presente que Ana oferecia. Um filho totalmente consagrado ao Senhor. 

 Em 1 Samuel 2.5 na canção/oração que Ana faz ao Senhor ela diz que ela não tinha nada e agora tem sete filhos. A Escritura diz que Ana teve Samuel e deu ao Senhor, com menos de 03 anos ele foi levado ao templo onde Eli, seus filhos, e a Arca do Senhor ficava, com Eli ele foi morar. Ela devolveu integralmente Samuel a Deus, e Deus deu mais 05 filhos a Ana. Onde estão os outros 02? Além do número 7 nas Escrituras do AT ter um significado completo/Perfeito creio que o texto responde: “...A mulher que não tinha filhos agora tem sete, e a que muitos tinha desfalece.” Possivelmente no momento que Ana fez essa oração de louvor ao Senhor Penina estava acometida de uma doença mortal. Ana foi ouvida porque seu coração não estava no marido, nem no(s) filho(s), nem nas circunstâncias ruins e até impossíveis de serem superadas, mas em DEUS. 

Ana me lembrou muito minha mãe. 

Faz pouco tempo que fiz o Celebrando a Restauração, um programa de 12 passos parecido com o AA, só que nossa força maior tem Nome é Jesus Cristo, e os 12 passos são relacionados com as Palavras de Jesus em Mateus capitulo 05 9 O Sermão do Monte). No CR somos levados a re-escrever a nossa história segundo Deus, escrevemos o testemunho do que Deus fez em nós. Escrevi o meu testemunho e compartilhei como o meu grupo de passos e no Ser Novo. A Graça de Deus me fez ver que sou um filho amado de Deus, e que tudo que me aconteceu Deus estava presente, ao meu lado. 

 No testemunho escrevi que apesar de frequentar uma igreja evangélica desde bebê, só aos 13 anos num acampamento cristão (o PV) pude entender e receber a Graça de Deus. Coloquei aquele evento como sendo o primeiro que recebi a graça de Deus, errei, e feio! Foi com minha mãe que se parece muito com a Ana (a mãe de Samuel) e de todos que Deus coloca no seu caminho que aprendi primeiro quem é o Deus de toda graça. Até hoje ela é a pessoa que conheço que mais encarna a GRAÇA DE DEUS cotidianamente. Todos são abençoados por sua vida, devoção e amor, especialmente eu! 

Obrigado Eliane! Obrigado Senhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário