"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NADA COM QUE SE PREOCUPAR | Max Lucado

Não ter o suficiente – Essa deve ser a última coisa com a qual precisamos nos preocupar. Nosso cálice transborda de bençãos.

Deixe-me fazer uma pergunta – Uma pergunta crucial. Se a concentração exagerada nos diminutos bens materiais leva à inveja, o que aconteceria se nos concentrássemos nos bens intermináveis? Se a percepção daquilo que não temos provoca ciúme, será que a percepção do que temos em abundância produzirá contentamento?

Façamos uma tentativa para ver o que acontece. Vamos dedicar uns poucos parágrafos a algumas bençãos que, de acordo com a Bíblia, transbordam em nossa vida.

“Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça” Romanos 5.20. No texto, o verbo transbordar significa ter em excesso, em abundância, ter uma porção excedente. Será que os peixes do Pacifico se preocupam com o dia que o oceano vai ficar sem água?Não. Por quê? O oceano possui água em abundância. Será que a cotovia fica anciosa por encontrar espaço no céu para voar? Não. O céu possui espaço em abundância.

Será que o cristão deveria preocupar-se com o dia em que o cálice da misericórdia esvaziará? Ele pode sentir-se assim. É possível que ele não esteja ciente da graça abundante de Deus. E você? Está ciente de que o cálice que Deus lhe dá transborda de misericórdia? Ou está com medo de que seu cálice esvazie, que sua garantia expire? Está com medo de que seus erros sejam grandes demais para receber a graça de Deus?

Gostariámos muito de saber se o apóstolo Paulo sentiu o mesmo medo. Antes de ser Paulo, o apóstolo, ele era Saulo, o assassino. Antes de encorajar cristãos, ele os assassinava. Como seria conviver com esse passado? Será que ele conheceu crianças que ficaram orfãs por sua causa? Será que o rosto delas o atormentava durante o sono? Será que Paulo chegou a perguntar: “Deus é capaz de perdoar um homem como eu?“

A resposta para a pergunta de Paulo e para a nossa, encontra-se na primeira carta que ele escreveu a Timóteo: “...A graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus” (1.14).

Deus não é parcimonioso quando oferece graça. O cálice que você, leitor, tem em mãos pode estar com as reservas baixas, ou remendado, mas transborda de misericórdia. Talvez você não tenha uma casa enorme com piscina, mas tem perdão suficiente. “Deus dá de bom grado o seu perdão” (Isaías 55.7). Seu cálice transborda de graça.

E  se ele transborda de graça, transborda também de esperança. “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15.13).

Max Lucado - Do devocional Na Jornada Com Cristo ( O Roteiro de Deus para a realização pessoal) – p.112-115. Editora Mundo Cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário