"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

JESUS, A PALAVRA VIVA!

"Após servir 30 anos como pastor, ele concluiu que o analfabetismo bíblico é violento, e afirmou: "a Bíblia é o mais vendido, o menos lido e o menos compreendido de todos os livros". George Gallup, o mais conhecido pesquisador religioso nos EUA, concorda com a opinião desse desconhecido pastor, e acrescenta: 'Reverenciamos a Bíblia, mas não a lemos'... A maioria das nossas famílias tem em média três Bíblias, mas menos da metade dessas pessoas sabem o nome do primeiro livro do antigo testamento".*


Qual de nós vê uma nota de R$ 100,00 perdida no chão e não corre para pegá-la antes que alguém a veja? Fazemos isso porque confiamos no Governo da República Federativa do Brasil que endossado pelo mercado diz qual o valor dessa nota, o tanto que se pode comprar. Por que temos a Palavra de Deus e não percebemos o tesouro que temos na mão? É a cegueira espiritual ou Deus não nos é relevante? Sinceramente, com tanto desenvolvimento tecnológico, abastança de comida e recursos, onde Deus e Sua Palavra pode entrar nossa vida? 

Em Lucas cáp.15 Jesus nos conta a parábola do filho pródigo, aquele moço que pediu sua herança, saiu de casa, provou de prazeres mil e desperdiçou tudo. Nossos somos filhos pródigos, que desperdiçam, jogam fora as oportunidades, os amores, e a vida vai se esvaindo. Nos achamos mais inteligentes do que aquele que nos projetou, nos deu a vida e o fôlego que a mantém. Queremos autonomia (definir a regra do jogo).

Um dia porém, aquele filho gastador, literalmente na pocilga 'caiu em si', e se lembrou da casa do Pai, da fartura e do aconchego. Ai decide voltar... e volta humilde, reconhecendo que ser servo na casa do Seu Pai é muito melhor do que viver escravo das suas paixões e dos seus desejos. Ele conhecia Seu Pai e sabia como bem cuidados eram os empregados da casa.


"A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. "O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. "Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar". 


Anel no dedo, sandália nos pés (sinais de filiação) e festa! Que Pai maravilhoso, que amor enorme!!! A Bíblia relata esta história e muitas outras porque Deus quer que tenhamos comunhão com Ele e nas suas páginas descobrimos como Ele providenciou Jesus para isso.  Parafraseando Eugene Peterson, a Bíblia é muito mais que um manual sobre Deus, ou um monte de regras que nos limitam; o objetivo não é informação, mas transformação. Por ela temos o acesso à Sua Palavra Viva (Jesus Cristo), que cria por meio da fala do Espírito, um mundo novo em nós. 


Tudo nas Escrituras converge para Jesus. O Cristo de Deus é a tão esperada redenção que anelamos. Reconciliação, perdão, graça, justiça satisfeita, vida abundante e com significado. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo!" Ele é a Pérola de grande valor, o Tesouro escondido no campo, bem maior que quando descoberto faz tudo mais ser relativizado"Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus". Deus sabe que necessitamos de muitas coisas, mas é dEle mesmo que mais precisamos.

No jardim, antes do pecado entrar no mundo, na viração do dia, Deus 'batia um papo' com seus filhos, a comunhão era plena e sem barreiras. Em Jesus mais uma vez temos a comunhão restaurada. Pela Palavra escrita e pela oração Deus fala conosco. "A Bíblia é o mais belo templo de todas as épocas, onde o Espírito Santo de Deus se faz presente o tempo todo". Deus quer ter um encontro comigo e com você ainda hoje. Onde estás?

BM


* Do devocional Nosso Andar Diário Vol.7 dia 31 de Dezembro
...
Mais do mesmo em:
http://ancoradalma.blogspot.com/2010/10/singularidade-da-biblia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário