"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

sábado, 27 de novembro de 2010

O QUE É ABUNDÂNCIA? Por Robert McAlister

Jesus afirmou que “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. (Lc. 12.15)

Que afirmação estranha e contraria a toda filosofia humana! Pois na verdade medimos o sucesso de um homem pelas coisas que ele possui: Carro, casa, roupa, propriedades, negócios, empregados, clubes, viagens, jóias, dinheiro, vestimentas etc. que outra maneira temos de avaliar a vida de uma pessoa?
Que constitui, pois, riqueza? Como definir abundância? Como avaliar a vida de um homem se não pelas evidências?

VALORES

Tudo depende do senso de valores. Qual é mais importante: saúde ou bom tratamento médico? Que vale mais: um filho simples e obediente ou um filho brilhante e sem caráter? Qual é mais valioso: um casamento humilde com amor ou um casamento infeliz com dinheiro?

Observe, portanto, como a palavra abundancia adquire uma definição singular quando propomos escolhas como essas. Pois mil vezes prefiro um amigo fiel que a um pistolão que me ajude por interesse. Tudo depende do senso de valores. Veja o que a Bíblia diz sobre o assunto.

MUITO OU POUCO

Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. (Sl. 37.16)

Aliás, a Bíblia está repleta de sentenças que fazem parte de uma filosofia que constrói uma mentalidade completamente nova em torno de valores sólidos e importantes na vida. Eis algumas delas

- Uns se dizem ricos sem ter nada, outros se dizem pobres sendo mui ricos. (Pv 13:7)

- Porquanto (Moisés) considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. (Hb 11:26)

- E Jesus disse: quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que tem riquezas! (Lc. 18:24)

- Atendei agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas e as vossas roupagens comidas de traça. (Tiago 5:1,2)

- Quanto menos aquele que não faz acepção de pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais que ao pobre. (Jo 34.19)

De uma infinidade de citações extraí apenas essas e, a respeito delas, outros capítulos poderia acrescentar. Desejo mostrar que o senso de valores refletido na Bíblia é muito diferente do que a sociedade atual apresenta.

A VIDA 

A vida abundante pode ser resumida numa definição de Paulo sobre o Reino de Deus. Eis o que significa para ele a vida: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo". (Rm 14. 17)

O rico pode comer do bom e do melhor e ainda assim viver miseravelmente. Por outro lado, dificilmente se é infeliz quando se participa de justiça, paz e alegria. Esses são os valores mais importantes. Essa é a vida abundante.

O mundo diz, “ter ou não ter, eis a questão”. Mas o dramaturgo inglês tinha razão: ser ou não ser, eis a questão. Jesus, em sua simplicidade, usou palavras diferentes para descrever sua filosofia sobre as coisas que ocupam a mente do homem. Disse Ele: “a vida do homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. 

Porque, então, ocupar a vida acumulando o que não significa abundância verdadeira? “Busquem antes de tudo o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Bp. Robert McAlister, do livro DINHEIRO - Um Assunto Altamente Espiritual

http://www.annod.com.br/index.php?menu=pesquisa_outros_secoes&tipo_produto=4&secao=10
...
"No amor do próximo o pobre é rico; sem amor do próximo o rico é pobre."

Agostinho

No mesmo tom e espírito:
http://ancoradalma.blogspot.com/2010/11/olhos-de-quem-ve.html

Um comentário:

  1. Olá, passei para conhecer o teu blog, gostei !!! Passa lá no meu, existem com link entre ciência e teologia, fora um questionamento interessante que deixei no meu último post!!! Valeu...
    http://espacojoabeamaral.blogspot.com/

    ResponderExcluir