"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE segundo A DIDAQUÊ

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra". 2 Tm 3.16,17
Este texto no original grego tem uma peculiariedade muito interessante, ele pode ter duas traduções aceitáveis: "toda escritura é inspirada por Deus e útil..." ou "toda escritura inspirida por Deus é útil..."
A maioria das traduções bíblicas ficaram com a primeira e com certeza nos traz menos problemas, mas pelo menos uma ficou com a segunda opção: "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça..." 2 Tm 3.16 Almeida Revista e Corrigida.

Que diferença isso faz? Bom para mim nenhuma, mas para os defensores dos livros apócrifos e pseudo-epígrafos pode fazer alguma (mais em
http://www.caminhocristao.com/?p=65 ). Mas o que creio, sem sombra de dúvida alguma, é que a Bíblia que temos em nossa mão não é uma imposição de uma "igreja" que não queria perder o poder, mas de um Deus todo-poderoso que preservou a Sua Palavra para edificar a sua Igreja. Quem estuda um pouquinho, com o mínimo de honestidade, a história da igreja e não consegue ver isso, está cego.

Este livro a DIDAQUÊ, na verdade coloco aqui a sua primeira parte, ficou por muito pouco, humanamente falando, fora do Cãnon bíblico definitivo. Ainda no primeiro século ele era usado para ensino dos novos convertidos, e antes que qualquer um fosse batizado precisava conhecê-lo e dar provas da sua fé em Cristo.

O seu ensino mostra uma fé viva, que se torna evidente no dia-a-dia, e não um conhecimento vazio que não transforma nada, nem ninguém. Os dois caminhos são tanto distintos
entre si como o dia e a noite, e eles podem nos servir como reflexão para onde estamos caminhando... "Mas o caminho dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Pv 4.18
BM
...
Instrução do Senhor para as nações segundo os Doze Apóstolos, O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE:

Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois.

Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.
Este é o ensinamento derivado dessas palavras: bendiga aqueles que o amaldiçoam, ore por seus inimigos e jejue por aqueles que o perseguem. Ora, se você ama aqueles que o amam, que graça você merece? Os pagãos também não fazem o mesmo? Quanto a você, ame aqueles que o odeiam e assim você não terá nenhum inimigo.
Não se deixe levar pelo instinto. Se alguém lhe bofeteia na face direita, ofereça-lhe também a outra face e assim você será perfeito. Se alguém o obriga a acompanhá-lo por um quilometro, acompanhe-o por dois. Se alguém lhe tira o manto, ofereça-lhe também a túnica. Se alguém toma alguma coisa que lhe pertence, não a peça de volta porque não é direito.
Dê a quem lhe pede e não peças de volta pois o Pai quer que os seus bens sejam dados a todos. Bem-aventurado aquele que dá conforme o mandamento, pois será considerado inocente. Ai daquele que recebe: se pede por estar necessitado, será considerado inocente; mas se recebeu sem necessidade, prestará contas do motivo e da finalidade. Será posto na prisão e será interrogado sobre o que fez... e daí não sairá até que devolva o último centavo.
Sobre isso também foi dito: que a sua esmola fique suando nas suas mãos até que você saiba para quem a está dando.

O segundo mandamento da instrução é:
Não mate, não cometa adultério, não corrompa os jovens, não se prostitua, não roube, não pratique a magia nem a feitiçaria. Não mate a criança no seio de sua mãe e nem depois que ela tenha nascido.
Não cobice os bens alheios, não cometa falso juramento, nem preste falso testemunho, não seja maldoso, nem vingativo.
Não tenha duplo pensamento ou linguajar pois o duplo sentido é armadilha fatal.
A sua palavra não deve ser em vão, mas comprovada na prática.
Não seja avarento, nem ladrão, nem fingido, nem malicioso, nem soberbo. Não planeje o mal contra o seu próximo.
Não odeie a ninguém, mas corrija alguns, ore por outros e ame ainda aos outros, mais até do que a si mesmo.

Filho, procure evitar tudo aquilo que é mau e tudo que se parece com o mal.
Não seja colérico porque a ira conduz à morte. Não seja ciumento também, nem briguento ou violento, pois o homicídio nasce de todas essas coisas.
Filho, não cobice as mulheres pois a cobiça leva à fornicação. Evite falar palavras obscenas e olhar maliciosamente já que os adultérios surgem dessas coisas.
Filho, não se aproxime da adivinhação porque ela leva à idolatria. Não pratique encantamentos, astrologia ou purificações, nem queira ver ou ouvir sobre isso, pois disso tudo nasce a idolatria.
Filho, não seja mentiroso pois a mentira leva ao roubo. Não persiga o dinheiro nem cobice a fama porque os roubos nascem dessas coisas.
Filho, não fale demais pois falar muito leva à blasfêmia. Não seja insolente, nem tenha mente perversa porque as blasfêmias nascem dessas coisas.
Seja manso pois os mansos herdarão a terra.
Seja paciente, misericordioso, sem maldade, tranqüilo e bondoso. Respeite sempre as palavras que você escutou.
Não louve a si mesmo, nem se entregue à insolência. Não se junte com os poderosos, mas aproxima dos justos e pobres.
Aceite tudo o que acontece contigo como coisa boa e saiba que nada acontece sem a permissão de Deus.

Filho, lembre-se dia e noite daquele que prega a Palavra de Deus para você. Honre-o como se fosse o próprio Senhor, pois Ele está presente onde a soberania do Senhor é anunciada.
Procure estar todos os dias na companhia dos fiéis para encontrar forças em suas palavras.
Não provoque divisão. Ao contrário, reconcilia aqueles que brigam entre si. Julgue de forma justa e corrija as culpas sem distinguir as pessoas.
Não hesite sobre o que vai acontecer.
Não te pareças com aqueles que dão a mão quando precisam e a retiram quando devem dar.
Se o trabalho de suas mãos te rendem algo, as ofereça como reparação pelos seus pecados.
Não hesite em dar, nem dê reclamando porque, na verdade, você sabe quem realmente pagou sua recompensa.
Não rejeite o necessitado. Compartilhe tudo com seu irmão e não diga que as coisas são apenas suas. Se vocês estão unidos nas coisas imortais, tanto mais estarão nas coisas perecíveis.
Não se descuide de seu filho ou filha. Muito pelo contrário, desde a infância instrua-os a temer a Deus.
Não dê ordens com rudeza ao seu escravo ou escrava pois eles também esperam no mesmo Deus que você; assim, não perderão o temor de Deus, que está acima de todos. Certamente Ele não virá chamar a pessoa pela aparência, mas somente aqueles que foram preparados pelo Espírito.
Quanto a vocês, escravos, obedeçam aos seus senhores, com todo o respeito e reverência, como à própria imagem de Deus.
Deteste toda a hipocrisia e tudo aquilo que não agrada o Senhor.
Não viole os mandamentos dos Senhor. Guarde tudo aquilo que você recebeu: não acrescente ou retire nada.
Confesse seus pecados na reunião dos fiéis e não comece a orar estando com má consciência.
Este é o caminho da vida!

Este é o caminho da morte:
Primeiro, é mau e cheio de maldições - homicídios, adultérios, paixões, fornicações, roubos, idolatria, magias, feitiçarias, rapinas, falsos testemunhos, hipocrisias, coração com duplo sentido, fraudes, orgulho, maldades, arrogância, avareza, palavras obscenas, ciúmes, insolência, altivez, ostentação e falta de temor de Deus.
Nesse caminho trilham os perseguidores dos justos, os inimigos da verdade, os amantes da mentira, os ignorantes da justiça, os que não desejam o bem nem o justo julgamento, os que não praticam o bem mas o mal. A calma e a paciência estão longe deles. Estes amam as coisas vãs, são ávidos por recompensas, não se compadecem com os pobres, não se importam com os perseguidos, não reconhecem o Criador. São também assassinos de crianças, corruptores da imagem de Deus, desprezam os necessitados, oprimem os aflitos, defendem os ricos, julgam injustamente os pobres e, finalmente, são pecadores consumados.
Filho, afaste-se disso tudo!
Mais sobre A DIDAQUÊ em http://www.mackenzie.com.br/7114.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário