"Temos esta Esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus que nos precedeu, entrou em nosso lugar..." (Hebreus 6.19,20a)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

INVICTUS - O poder do perdão

“Nas garras ferozes das circunstâncias não me encolhi nem fiz alarde do meu pranto. Golpeado pelo acaso, minha cabeça sangra, mas não se curva. Longe deste lugar de ira e lágrimas só assombra, o Horror da sombra. Ainda assim, a ameaça dos anos me encontra, e me encontrará sempre, destemido. Não importa quão estreira seja a porta, quão profusa em punições seja a lista. Sou mestre do meu destino. Sou capitão da minha alma”. 
William Ernest Henley citado em Invictus

Assisti Invictus ontem, fiquei bastante impressionado, com certeza é o filme do ano. Você já ouviu falar de um ótimo filme que não precisa usar de artifícios como nudez, sexo, tiros e explosões, de-efeitos especiais e uma trama bem mentirosa? Este é um, e muito mais que um filme como entretenimento, é um meio de graça com uma mensagem impactante, o Perdão resgata nossa humanidade!Assim que cheguei em casa fui pesquisar quem escreveu o poema protagonista do filme, a primeira página que fez alusão sobre o poema o expôs tecendo uma critica, pois muitos cristãos estavam usando a citação nas suas páginas pessoais, esse negócio de ser mestre do meu destino e capitão de minha alma andou mexendo com a Ortodoxia.Este post é justamente sobre ortodoxia, a maneira certa de pensar, a doutrina cristã correta, e nossa práxis. Ouvi mais de uma vez, de mais de um pregador, que Gandhi era mais que um admirador de Jesus Cristo, mas o cristianismo praticado em sua época não o impressionava, pelo contrário. "Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos."

Assim como Gandhi, Mandela não confessou o Cristo dos cristãos publicamente, mas assim como Gandhi e Martin Luther King, ele fez dos ensinamentos do Nazareno a sua práxis (Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama - Palavras do Senhor Jesus). Será que era isso que Jesus queria dizer que quando nós nos calássemos as pedras clamariam? Nos três países em que esses líderes foram levantados, Índia, EUA, e África do Sul, era o cristianismo a fé confessada dos opressores.

Jesus Cristo dos cristãos, e de todo o universo, tem piedade de nós!

Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.” Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste. Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! 
Mateus 5.38-46

Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.
Mateus 6.12,14 e 15

Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? — Não! — respondeu Jesus. — Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes. Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: “Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor.”O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora. O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: “Pague o que me deve!” Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: “Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo.” Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você.” O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida. E Jesus terminou, dizendo: — É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão.

INVICTUS - O poder do Perdão

http://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8

Um comentário:

  1. Ainda não assisti ao filme, mas o verei assim que puder.Acho a histótia de Mandela muito boa,misto de paciência e perdão,persistência no que se quer ter na vida."Homi", teu blog tá bonito de se ver,parabéns.

    ResponderExcluir